Publicidade

SUS deverá fazer campanhas permanentes contra automedicação, aprova Plenário

A Senado aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei que determina a promoção de campanhas permanentes de conscientização sobre a automedicaçã...

05/06/2024 às 21h18
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Projeto aprovado pelos senadores nesta quarta segue para sanção - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Projeto aprovado pelos senadores nesta quarta segue para sanção - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Senado aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei que determina a promoção de campanhas permanentes de conscientização sobre a automedicação. O PL 1.108/2021 , do ex-deputado Geninho Zuliani, foi aprovado sem mudanças, como sugerido pela relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Agora o texto vai à sanção.

Pelas regras aprovadas, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as esferas, deverão promover campanhas permanentes de conscientização contra a automedicação, especialmente no que se refere à ingestão de antibióticos ou de medicamentos sujeitos a controle especial.

No relatório, Damares cita uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O levantamento, de acordo com a senadora, mostra que 77% dos entrevistados admitiram se automedicar. Ela também menciona dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) que registraram, em 2017, 20 mil casos de intoxicação por medicamentos no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias